Portal do professor oferece cursos de capacitação para educação infantil

O portal tem como objetivo capacitar os professores brasileiros

Olá, professores!

Desde 2008, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, mantém o Portal do Professor, cujo objetivo é complementar a formação dos professores brasileiros e aprimorar as práticas pedagógicas em sala de aula.

Ao todo, o portal conta com seis espaços totalmente gratuitos que trazem dicas, informações, notícias, sugestões de aulas de acordo com a disciplina e os cursos. Os conteúdos vão da educação infantil ao Ensino Médio.

Além disso, há a possibilidade de participar de grupos de discussão e de fóruns e, acessar recursos como vídeos, fotos, mapas, áudios e textos, que podem ser utilizados em sala de aula.

Em meio a tantas sessões, a que mais se destaca, sem dúvida, é a de ‘Cursos e Materiais’, onde os professores têm acesso a uma programação desenvolvida pelo MEC, com apostilas, estratégias pedagógicas, entrevistas, publicações e outras informações relevantes para o ensino.

O destaque da sessão vai para os cursos voltados à educação infantil, onde profissionais que atuam em creches e pré-escolas das redes públicas e da rede privada podem se especializar em determinados temas como:

  • Proinfantil

Aberto a professores sem capacitação, o curso é realizado a distância e tem duração de dois anos. Com o objetivo de oferecer a formação ideal aos profissionais que atuam na Educação Infantil, é dividido em oito áreas: linguagens e códigos, identidade, sociedade e cultura, matemática e lógica, vida e natureza, língua estrangeira, fundamentos da educação e organização do trabalho pedagógico.

  • Proformação

O curso, realizado pelo MEC em parceria com os estados e municípios, destina-se aos professores sem formação específica, mas que lecionam na Educação Infantil e são responsáveis pela alfabetização ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes públicas de ensino do país.

Realizado em sua maior parte a distância, as atividades presenciais acontecem nos períodos de férias escolares e nos sábados, quando são realizados encontros quinzenais. Mais informações podem ser obtidas pelo site Proformação.

Materiais de apoio

Além dos cursos, a mesma sessão do site traz alguns recursos de apoio, como estratégias e dicas de ensino, entrevistas, tutoriais, programas em vídeo e claro, materiais referentes aos cursos realizados pelo MEC.

Nesse caso, aliás, é possível encontrar apostilas, cadernos e apresentações das mais diferentes temáticas, direcionadas ao ensino infantil, como aprendizagem na escola, criança segura, saberes e práticas da inclusão, literatura infantil, entre outros.

Sobre o Portal do Professor

A maior parte dos arquivos podem ser acessados livremente, no entanto, para criar aulas e publicar mensagens no Fórum é preciso realizar o login no Portal. Dessa forma, qualquer professor da rede pública e privada do Brasil pode se cadastrar na plataforma. O site pode ser acessado pelo Portal do Professor.

Além dos conteúdos já citados anteriormente, o docente também poderá acessar informações e materiais de diversas matérias sobre todas as universidades, centros de pesquisas, núcleos de tecnologia educacional, secretarias de educação, e escolas de todo o Brasil.

Fonte: https://canaldoensino.com.br/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.