Sondagem na Alfabetização- 9 planos de aula para diagnóstico no 1º ano

A proposta da sondagem inicial (também chamada de diagnóstico) é entender o que a turma já sabe sobre os conteúdos para que o professor consiga identificar pontos de partida do que será ensinado sobre o tópico. Na Alfabetização, o diagnóstico costuma explorar a produção espontânea da escrita dos alunos e a observação das relações que eles estabelecem entre a escrita e os elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras).

Para tal, é necessário propor atividades que equilibrem conhecimentos que elas já possuem e desafios. Ou seja: a atividade não pode ser tão fácil a ponto de o professor não ser capaz de identificar o que a turma não sabe sobre o conteúdo e nem tão difícil a ponto de as crianças não conseguirem realizá-las. Para te auxiliar no diagnóstico da turma do 1º ano, selecionamos 9 planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que exploram sílabas e escrita espontânea. Os conteúdos estão organizados em três conjuntos de planos de aula para serem usados em sequência a fim de obter um diagnóstico mais preciso dos alunos.

Sequência 1 – Para investigar sílabas e palavras com cantigas de roda

Esta sequência de três planos de aulas trabalha com duas habilidades da BNCC: a de relacionar sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita e a de comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

1. Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras
Sabemos que os alunos que chegam da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ainda estão se acostumando com a nova dinâmica, em que as brincadeiras ao ar livre e os cantinhos dão lugar às salas de aula com carteiras enfileiradas. Mas e se você pudesse trazer um pouco do universo das brincadeiras para diagnosticar a turma? Esta é a proposta do plano de aula “Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras”. A ideia é usar o repertório da turma sobre cantigas de roda para construir uma lista com os nomes das cantigas conhecidas, localizar palavras e refletir sobre a escrita a partir das sílabas. Clique aqui para iniciar essa sequência!

2. Palavras dentro de outras palavras
Para continuar a investigação sobre as sílabas em cantigas de roda, o plano se utiliza da cantiga “Da abóbora faz melão” para mostrar a relação entre sons e escrita e também encontrar palavras “escondidas” dentro de outras palavras (como “mel” em “melão”). Além das cantigas, a atividade também propõe a construção de uma lista de palavras que são também partes de outras palavras (como “pião” e “escorpião” ou “jornal” e “jornaleiro”) e a reflexão das sílabas que as compõem. Você pode acessar a segunda parte dessa sequência neste link.

3. As sílabas por dentro das palavras
O terceiro plano de aula da sequência possui um enfoque maior nas sílabas e construção das palavras. A proposta também se utiliza das cantigas conhecidas da turma para se aprofundar no tema. É possível utilizar, por exemplo, vídeos de canções infantis que tenham legendas que indiquem as sílabas a serem cantadas com a música (aquelas bolinhas que percorrem as sílabas, como no vídeo abaixo) para que as crianças visualizem as relações entre sons e sílabas. Um vídeo que é sucesso entre a criançada e pode ser usado para a atividade é a versão da “Galinha Pintadinha” para a música “Sambalelê”. Quer saber o passo a passo do plano de aula “As sílabas por dentro das palavras”? Confira aqui. Acompanhem todos os planos detalhados no link que segue abaixo:

Alfabetização: 9 planos de aula para diagnóstico no 1º ano

Fonte e texto: https://novaescola.org.br/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.