Seus primeiros dias de aula? Confira essas dicas para professores iniciantes

Como qualquer novo trabalho que adentramos, procuramos sempre mostrar o máximo de profissionalismo para com nossos superiores e para o público alvo que iremos trabalhar.
Na profissão de professor não é diferente, o mesmo deve desde o primeiro dia apresentar uma série de “qualidades” que são meio que padrão em todos os que escolhem esse âmbito.
Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, então siga essas dicas e tenha bastante cuidado para dar-se bem logo no primeiro dia de aula, acredite… se você for um fiasco no primeiro dia, pode ter certeza que os demais os alunos não irão “perdoar”.
Confira essas regras padronizadas e inicie seu novo trabalho com êxito!

Primeiramente, planeje bem sua primeira aula.
Você pode ser o melhor professor, mas se planejar de forma errada sua primeira errada seus alunos irão ter uma má impressão.
Então, dê seu melhor no primeiro dia de ensino, mostre sua didática e dê suas regras para assim todos já saberem sua metodologia de ensino e suas normas, tornando fácil a adaptação de ambos.

Organização é crucial
Desde pequeno eu escutei falar que o professor é o exemplo dos alunos, e isso é uma verdade “verdadeira”.
Ensine seus alunos com suas boas práticas de organização, como citado em um artigo aqui do site, ter um plano de estudos irá ajudar muito o planejamento de cada aula.
E por fim, tenha uma agenda onde irá anotar os pontos, faltas, pedidos de aulas e dicas dadas por seus alunos.

Sai pra lá timidez
Esse de fato é uma das principais dificuldades dos professores ao se deparar com sua nova turma, principalmente aquelas que possuem mais de trinta alunos.
Geralmente, os alunos se juntam contra o professor, não literalmente. Mas porque os mesmos já são amigos, os professores são considerados “inimigos”.
Mas deixe a timidez de lado e mostre tudo que você sabe, comece cuspir, vomitar conteúdo literalmente, aposto que ambos ficarão encantados.
Mario Sergio Cortella em determinada palestra disse algo parecido com isso, “O conhecimento não é para ser utilizado para humilhar o próximo, mas para encantar”.
Faça o mesmo com seus alunos, encante e ajude seus alunos em suas dificuldades e contribua para a realização de seus sonhos.

Tenha estilo
Ter estilo não tem nada haver com roupas, visuais da moda. Ter estilo nada mais é do que ser quem você é sem medo do que os demais irão pensar sobre você.
Faça o mesmo em relação ao seu primeiro dia de aula, se você é de um jeito, seja você e você verá o quão sua nova turma irá lhe acolher e gostar de você da maneira que você é.

Autoridade é importante, e MUITO.
Ter autoridade desde o primeiro dia de aula é bastante importante, se possível imponha moral elevando sua voz alguns tons a mais, isso é importante ao menos no primeiro dia para os alunos saberem que você não está ali para brincadeira, que a autoridade maior é você, mesmo sendo novato.
É comum vermos professores novos sofrendo com isso, mas treine essa dica com uma ênfase especial e seja feliz.
Todas essas dicas são fundamentais para você ter sucesso em seu primeiro dia de aula, em sua nova escola e com sua nova turma, esperamos de verdade que você obtenha o sucesso desejado. Abração!

POR JOTTA CLUB

CURTAM NOSSA PÁGINA O professor e sua “missão “  E COMPARTILHE ESSE ARTIGO ABAIXO:

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.