Proposição Curricular de Língua Portuguesa para os Três Ciclos do Ensino Fundamental

1 Apresentação da Proposição Curricular de Língua Portuguesa para os Três Ciclos do Ensino Fundamental

2 OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO
Capacidades que os educandos deverão dominar ao longo do Ensino Fundamental. Na área de Língua Portuguesa, os 3 ciclos têm como meta o Letramento dos estudantes, ou seja, garantir condições para participar das práticas sociais de leitura e escrita.O ensino deve se voltar para o uso adequado da língua, na diversidade das situações comunicativas: ouvir, falar, ler e escrever.

3 desenvolvimento da linguagem falada apropriação do sistema de escrita 
Tendo em mente os objetivos de Alfabetizar e Letrar, a proposta de Língua Portuguesa (LP) se organiza em função de componentes do processo ensino aprendizagem (EIXOS):desenvolvimento da linguagem fala da apropriação do sistema de escrita compreensão e valorização da cultura escrita leitura produção de textos escritos reflexão Lingüística

4 Na leitura e na escrita a grande proposta para os 3 ciclos de formação é que os estudantes sejam capazes de compreender e produzir textos de gêneros diversos, adequados aos objetivos de comunicação, ao leitor pretendido e às condições, ao ambiente e ao suporte em que esse texto vai circular. Essas capacidades não serão dominadas em apenas um ano letivo e sim no Ensino Fundamental (EF) como um todo.Por isso a necessidade de algumas capacidades estarem presentes nos 3 ciclos do EF.É necessário considerar o trabalho com texto (oral e escrito) como unidade mínima de ensino.

5 EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA SEREM LIDOS E ESCRITOS
1º ciclo crachás, etiquetas, fábulas, contos, poemas, pequenas notícias, avisos, embalagens de rótulos etc.2º e 3º ciclos reportagem, horóscopo, crônica, contos, poemas, carta ao leitor, relatos, notícias, cada vez mais complexos.

6 OUTRO EXEMPLO:Capacidades atitudinais (valores, comportamentos) Conviver bem com pessoas de diferentes etnias, grupos sociais, religiões, ser responsável pelos próprios atos, preservar o meio ambiente etc. são recorrentes nos 3 ciclos.Tais capacidades devem ser I/T/R sistematicamente no 1º ciclo, mas devem continuar sendo focalizadas no 2º e 3º ciclos.

7 MATRIZES CURRICULARES
Os quadros para as matrizes curriculares trazem sugestões quanto à gradação no tratamento das capacidades em cada ano do ciclo e remetem aos verbos Introduzir, Retomar, Trabalhar e Consolidar.

8 I-Introduzir: um primeiro tratamento escolar buscando articular o que o estudante já sabe com a nova situação-problema.R-Retomar: significa que o estudante já está aprendendo algo novo e que para isso há uma nova abordagem daquilo que já foi ensinado. Promove uma ampliação das capacidades e uma nova e diferente oportunidade para aqueles estudantes que não a desenvolveram plenamente. Não tem o mesmo sentido de revisar.T-Trabalhar: É a organização do trabalho. Demanda um planejamento cuidadoso das atividades, que deverão ser variadas, de modo a explorar as várias dimensões dos conhecimentos disciplinares que se relacionam a uma determinada capacidade e também as inter-relações com outras capacidades/habilidades.C-Consolidar: Esse é o momento em que se formaliza a aprendizagem de acordo com a capacidade que foi desenvolvida, na forma de resumos, sínteses e registros com a linguagem adequada a cada área.

9 Eixo 1: Compreensão e produção de textos orais
Capacidades básicas:Compreender textos orais de diferentes gêneros, em diferentes situações discursivas;Produzir textos orais de diferentes gêneros, com fluência e adequação comunicativa.

Fonte e texto completo: http://slideplayer.com.br/slide/299306/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.