PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa- É pela mediação da linguagem que a criança aprende.”

Apresentação em tema: “PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.”

1 PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa

2 É pela mediação da linguagem que a criança aprende.

3 As atividades de aprendizagem de Língua Portuguesa ganham muito quando se realizam num contexto de cooperação.

4 Intervenção Pedagógica do Professor Deve constantemente observar para organizar o trabalho pedagógico. Levar em consideração o comportamento e o conhecimento dos alunos. Levar em consideração o comportamento e o conhecimento dos alunos. Professor deve contribuir para o convívio escolar solidário e democrático.

5 O que ensinar nas Séries Iniciais Os alunos devem terminar o 1º ciclo dominando a linguagem de modo eficaz. Devem ser capazes de produzir e interpretar textos tanto para necessidades diárias quanto para participação plena do mundo. Os alunos devem terminar o 1º ciclo dominando a linguagem de modo eficaz. Devem ser capazes de produzir e interpretar textos tanto para necessidades diárias quanto para participação plena do mundo.

6 Falar e escutar, além de ler e escrever, são ações que permitem produzir e compreender textos. As escolas devem tratar da expressão oral.

7 Conteúdos de Língua Portuguesa para o Primeiro Ciclo Tratamento de Didático

8 Deve-se propor aos alunos que leiam e escrevam, ainda que não façam conhecimento da linguagem escrita. Organizar situações de aprendizagem que possibilitem a discussão e reflexão sobre a escrita alfabética. A produção de textos no início da escolarização merece bastante atenção, é uma tarefa bastante difícil para um aprendiz.

9 A seleção deste material deve ser bastante criteriosa. É fundamental que os alunos comecem a aprender a utilizar a língua para aprender.

10 O primeiro ciclo deve favorecer situações formais de comunicação; deve-se desenvolver atitudes que contribuam para o convívio no espaço público, desenvolvendo cada vez mais sua autonomia.

11 Conteúdos Constituem-se em conteúdos de Valores, normas e atitudes e Gêneros discursivos, e sua aprendizagem não é possível a não ser em relação à aprendizagem dos demais.

12 Valores, Normas e Atitudes Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões. Fazer-se entender e procurar entender os outros. Respeito diante de colocações de outras pessoas. Valorização da cooperação. Reconhecimento da necessidade da língua escrita.

13 Valorização da leitura. Interesse por ler ou ouvir a leitura. Atitude crítica diante de um texto. Preocupação com a escrita. Respeito aos diferentes modos de falar.

14 Gêneros Discursivos Serem adequados para o trabalho com a linguagem oral:

Link e acesso ao material completo: http://slideplayer.com.br/slide/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.