Dicas para ganhar a confiança de seus alunos

POR JOTTA CLUB

Missão difícil, mas não impossível. Em nossa vida escolar, tivemos muitos professores na qual confiamos parcialmente.
E agora, ao provar o outro lado da moeda, percebemos o quão duro foi o trabalho deles para ganhar nossa confiança.
Ter um professor é normal, mas ter um amigo no professor é algo extraordinário, e sei que você sabe disso. Visando isso, iremos lhe dar dicas de como ganhar a confiança de seus alunos.

Primeiramente, olhe-se no espelho
Calma, calma. Não me refiro ao aspecto físico, e sim para seu Eu interior.
Se avalie e pense se você teria confiança em quem você é atualmente, veja se você é alguém confiável, se é um professor que merece a confiança de seus alunos.
E por fim, pegue seus pontos positivos e negativos e ponha numa balança, caso tenha mais negativos, tá na hora de mudar algo.

Um ponto crucial é conhecendo seus alunos
Outra vez batemos na mesma tecla, conheça seus alunos. Temos artigos aqui no site sobre dinâmicas para conhecer seus alunos e afins.
Mas conhecer o aluno nesse artigo leva-se em conta para você entender o que ele gosta, quais seus gostos, seus pontos fortes e fracos.
Conhecendo-os, aproxime-se dele e tente melhorar e o ajudar em seus pontos de maior dificuldade, com o tempo terá conquistado sua confiança.

Não envergonhe seus alunos
O quesito envergonhar é muito amplo, mas me refiro em meio seus colegas.
Ele errou? Chame-o e corrija-o em particular, a maioria das crianças e adolescentes possui a autoestima muito baixa, fazer isso só tornará você o vilão da história, mesmo você tendo razão.
E como diz o ditado, quem tem vergonha não faz vergonha aos outros.

Encha a sala de elogios
Os alunos não são bobos, eles irão saber que você fala isso para todas salas em que passa. Todavia, eles curtem escutar isso.
Não bajule muito, mas diga que eles estão ótimos em suas disciplinas, que estão lhe surpreendo com suas notas e afins.

Fale da vida com eles
Sim, isso é tarefa dos pais. Mas fale um pouco da vida, de como o mundo funciona e você verá que todos seus alunos irão ver que você não é somente um bom professor, mas também um bom ser humano.

Seja justo
Se um aluno for mal, tirar notas ruins. Seja justo com ele, dê oportunidade de fazer trabalhos de recuperação e ajude-o no que for possível.
Se um aluno entrega tudo certo, em dia, tudo bem. Elogie ele, mas também elogie os que possuem dificuldades, pois eles precisam escutar coisas boas, e assim ficarão muito mais motivados a se tornar um melhor aluno.

Confiar é gostar?
Não, tente discernir ambas coisas. Da mesma maneira que um aluno pode gostar de você, mas não confiar, você deverá agir da mesma maneira.
Não é porque você gosta de um aluno que deverá confiar parcialmente nele, geralmente os alunos se “juntam” contra o professor, tente prestar atenção nisso.

Fale de sua vida
O professor não fala de sua vida somente para passar tempo, mas para também gerar confiança entre ambos, estreitar laços.
E alguns alunos até poderão se abrir, contando experiencias parecidas, será um momento excelente entre ambos.

Conclusão
Siga todos esses passos, mas nunca, jamais, em hipótese alguma deixe de ser quem você é.
Esses são somente alguns pontos que irão ajudar você melhorar suas atitudes e se tornar um professor melhor e mais amigo.

CURTAM NOSSA PÁGINA  O professor e sua “missão “ PARA RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS E COMPARTILHE ESSE ARTIGO ABAIXO 

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: