Como avaliar os novos alunos no início do ano letivo

POR JOTTA CLUB

Uma das principais dificuldades que os professores encontram em um novo ciclo letivo, é o avaliamento individual do aluno.
Não me refiro somente de notas, mas sim, avaliar como o aluno é, em pessoa.
Isso irá lhe ajudar em vários aspectos, dentre eles: Perceber mudanças de comportamento e saber distinguir culpados em determinadas ocasiões.
A importância da avaliação individual do aluno em seu aprendizado
Cada aluno possui sua própria maneira de aprender e seu tempo determinado, alguns aprendem em x minutos, outros em x horas e outros em dias.
Como citado no primeiro parágrafo, conhecendo os alunos, você irá perceber facilmente mudanças no comportamento e nas notas de determinado aluno.
Talvez por problemas em casas, ou psicológicos, várias crianças e adolescentes estão sofrendo de tais problemas psicológicos, como muitos dizem, o mal do século.
Além disso, é de suma importância avaliar o aluno de diversas formas, e não somente por intermédio das provas.
Conhecendo os alunos
Vale a pena conhecer os principais métodos de aprendizados de cada aluno, e conhecer a natureza de cada um.
Pois existe várias crianças que não se dão bem em provas, por conta da pressão e da cobrança.
Todavia, em trabalhos em grupo, seminários e apresentações se destacam.
Isso não é muito fácil de perceber, todavia, se aproxime do aluno e identifique seus problemas e seus pontos fortes.
Uma dica, elabore dinâmicas que estreitem esses laços entre professores e alunos, veja nosso artigo sobre: Dinâmicas de boas-vindas.
Essas dinâmicas não servem somente para o início do ano letivo, serve para quaisquer ocasiões de aproximação do professor e aluno.
Alguns são mais participativos
Alguns alunos preferem participar mais da aula, outros fazem perguntas somente para amolar o professor e grosseiramente, babar ele.
Todavia, o foco da avaliação, não é esse. O foco é você avaliar e perceber quem são os alunos que participam, mas não estão prestando atenção nas aulas e quem são aqueles que ficam quietos, mas de fato prestam atenção.
É notório que alguns ficam enchendo o professor de indagações não somente para otimizar a aula, mas somente para disfarçar a falta de atenção na aula.
É importante discernir entre esses dois aspectos.
Provas não é coisa antiquada
Muitos dizem que provas não define aluno, isso é fato. Mas isso não significa que é preciso deixar de aplicar provas periódicas.
Alguns alunos não vão bem em provas como citado anteriormente, mas essas provas periódicas vão lhe ajudar ver quem são aqueles que realmente estão absorvendo de fato o conteúdo.
Conclusão
É de suma importância que você avalie seus alunos em todos os aspectos citados anteriormente.
Essa avaliação deve-se mais em conta aos alunos do ensino fundamental I, pois geralmente eles terão somente uma professora para todas matérias, isso é importante pois você será a única fonte viável de “vida inteligente” para ele.
Para os alunos do ensino fundamental II e médio, esses tópicos também são válidos, todavia, o avaliamento precisa ser continuo, mas menos aprofundados, pois sabemos que já não são mais uma mera criança.

CURTAM NOSSA PÁGINA O professor e sua “missão “  E COMPARTILHE ESSE ARTIGO ABAIXO:

 

Comments

comments

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 01/02/2019

    […] confira nosso artigo sobre: Como avaliar novos alunos no início do ano letivo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: