Itaú Social e Nova Escola lançam o curso de Letramento Matemático na Educação Infantil

O que significa fazer Matemática na Educação Infantil? Qual sua importância? Qual o papel da intervenção do professor nesse processo? Como planejar e acompanhar propostas didáticas que dialoguem com o conceito de campo de experiência proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Como propor experiências significativas em torno deste conteúdo, respeitando o modo de aprender e ser da criança pequena, ao invés de antecipar processos do Ensino Fundamental? Essas são indagações que permeiam o trabalho de muitos professores de Educação Infantil.

O objetivo deste curso é procurar dar respostas a estas questões, ajudando o professor a planejar o trabalho com os conhecimentos matemáticos por meio de experiências interessantes e significativas para as crianças, em um processo permeado de intencionalidade didática.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

ETAPA 1

As professoras Ana Flávia Castanho e Heloísa Magri se apresentam, comentam a relação entre percursos investigativos, campos de experiência e a cultura matemática e mostram quais os temas que serão discutidos – e como estão estruturados – durante o curso.

ETAPA 2

Conheça a ideia de campos de experiência presente na BNCC e relacione-os ao conhecimento matemático na Educação Infantil e o percurso investigativo da criança. No final, reflita sobre dois conjuntos de objetivos presentes na Base para a Educação Infantil e compare-os com os conhecimentos matemáticos através de questões dissertativas.

ETAPA 3

Entenda os conceitos-chave para o trabalho com números e sistema de numeração na Educação Infantil e se debruce sobre dois textos que analisam as investigações que as crianças pequenas fazem sobre os números e as escritas numéricas que permeiam seu cotidiano e sobre os conhecimentos envolvidos nas ações de recitar e contar.

ETAPA 4

Reflita sobre a construção do conceito de número e as regularidades do sistema de numeração decimal com propostas didáticas que instiguem processos investigativos. Depois, responda a algumas questões que te ajudarão a refletir sobre essas práticas.

ETAPA 5

Analise conceitos-chave para o trabalho com registro numérico a partir de hipóteses infantis através de um vídeo e um texto detalhado. Depois, reflita sobre as intervenções realizadas por uma professora através de uma questão dissertativa.

ETAPA 6

Veja uma aula que trabalha propostas didáticas pensadas para fortalecer ou instigar processos investigativos das crianças com relação a escrita de quantidades e relacione com o que foi estudado sobre registro numérico.

ETAPA 7

Aprofunde seus conhecimentos e reflexões sobre o planejamento de atividades envolvendo conhecimentos matemáticos na Educação Infantil a partir de um registro em vídeo de uma aula que trabalha com um jogo de percurso.

ETAPA 8

Faça um planejamento de atividades com conhecimentos matemáticos ou um breve relato do que aprendeu no curso, contando como ele se relaciona com os desafios que enfrenta na sua prática Outra opção é enviar, em vídeo ou em imagens, um registro de alguma prática sua relacionada a conhecimentos matemáticos. No final, responda a um pequeno teste de múltipla escolha que revisa o conteúdo estudado durante o curso. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

ETAPA 9

Veja indicações de livros que te ajudarão a se aprofundar no Letramento Matemático na Educação Infantil.

ETAPA 10

Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Link de acesso ao curso: https://novaescola.org.br/cursos/letramento-matematico-na-educacao-infantil/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: