Ritmo de aprendizagem: Como lidar com as diferenças?

O ambiente da sala de aula é repleto de desafios para os educadores. Identificar diferentes ritmos de aprendizagem, encontrar a melhor abordagem para cada aluno e criar estratégias educacionais que favoreçam o desenvolvimento da classe é uma grande responsabilidade.

Atualmente, professores e diretores compreendem que cada estudante tem sua própria maneira de aprender, e essas diferenças devem ser respeitadas e acolhidas para eles consigam superar suas dificuldades e conquistar um bom desempenho acadêmico.

Quer entender melhor como os professores de sua escola devem agir de forma a respeitar o ritmo de aprendizagem de seus alunos? Acompanhe, a seguir, a entrevista que fizemos com Bruno Fernandes, Coordenador de Tecnologia do Eleva Educação.

Quais são os estilos de aprendizagem existentes?

A teoria que descreve 9 estilos de aprendizagem surgiu a partir da ideia de inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner. Ele defende que cada indivíduo aprende de maneira diferente, e reconhecer o estilo de cada estudante pode ajudar no processo de ensino.

Os estilos identificados por Gardner são:

  1. corporal-sinestésico: que tem habilidades físicas e utiliza a expressão corporal para interagir;
  2. espacial: com percepção visual aguçada e facilidade para criar imagens mentais;
  3. existencial: capaz de refletir sobre a existência da vida por uma perspectiva filosófica;
  4. interpessoal: que busca a interação com outras pessoas e tem grande capacidade de empatia;
  5. intrapessoal: com autoconhecimento elevado e personalidade introspectiva e solitária;
  6. linguístico: que tem facilidade em se expressar com palavras, tanto verbalmente quanto na escrita;
  7. lógico-matemático: capaz de discernir padrões numéricos e lógicos com facilidade;
  8. musical: com habilidade aguçada para distinguir ritmos, timbres e composições musicais;
  9. natural: que se identifica com os elementos da natureza e do meio ambiente.

A identificação dos diferentes estilos de aprendizagem pode ajudar o professor a desenvolver estratégias para as aulas. Alunos do tipo linguístico, por exemplo, se saem bem em atividades de redação e peças de teatro, enquanto que estudantes com características do perfil intrapessoal preferem exercícios de pesquisa.

Porém, é importante entender que uma pessoa pode apresentar características de mais de um estilo de aprendizagem. Por isso, é fundamental que a escola invista em um plano de ensino que reconheça os pontos fortes e fracos de cada estudante e elabore aulas que misturem os vários tipos de estímulos.

O que determina o ritmo de aprendizagem dos alunos?

Ainda que os diferentes estilos (ou inteligências múltiplas) ofereçam uma abordagem interessante sobre o processo de aquisição do conhecimento, eles não explicam as diferenças no ritmo de aprendizagem observados por educadores e pela equipe escolar em sala de aula.

Para Bruno, que trabalha principalmente com estudantes do ensino médio, existem dois fatores envolvidos quando existe disparidade no ritmo de uma classe: dificuldades de aprendizagem, que exigem intervenção médica, e um possível déficit cognitivo.

“Dependendo da escola em que ele estudou, do nível de aprendizagem a que ele foi submetido, esse aprendizado pode não ser suficiente para poder acompanhar o ritmo de uma escola que vai exigir dele um pouco mais.”

Ele complementa: “Às vezes, pelas perguntas feitas, conseguimos perceber que eles estão tendo dificuldade de entender aquilo que está sendo falado naquele momento.”

Por isso, o professor deve ter um olhar atento para reconhecer as necessidades dos estudantes, tanto acompanhando as notas quanto constatando dificuldades específicas em atividades dentro da sala de aula.

Como lidar com as diferenças no ritmo de aprendizagem de cada aluno?

Continue lendo esse artigo…

fonte: https://blog.elevaplataforma.com.br/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.