De quem é a responsabilidade pela formação continuada dos professores?

De quem é a responsabilidade pela formação continuada dos professores? Como deve ser essa rotina? Uma das Dúvidas Frequentes sobre a Educação Infantil,  que recebemos diariamente em nosso site e então resolvemos responder:

De quem é a responsabilidade pela formação continuada dos professores?

A responsabilidade é do poder público municipal no que concerne aos estabelecimentos de educação infantil públicos e das respectivas entidades ou instituições mantenedoras, no caso dos estabelecimentos privados.

O importante aqui é trazer a Formação Continuada não somente como um espaço de atualização, mas sim como explicitam alguns autores, como um espaço de reflexão mútua, onde o docente irá refletir sobre supostas dificuldades que esteja enfrentando em sala de aula.
Segundo Nóvoa (2002), “a Formação Continuada dos professores precisa acontecer no eixo investigação/reflexão”. Por isso, a Formação Continuada não deve ser entendida como um simples processo de acumulação de cursos,palestras, seminários, etc., de conhecimentos ou técnicas, mas sim como um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas de (re) construção permanente de uma identidade pessoal e profissional, em interação mútua.

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *