[Magistério] Prazo para o magistério vai até 2020

PNE prevê que os professores da Educação Básica tenham formação de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento.

Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, recomende a formação de professores em nível superior, o curso de Magistério, de nível médio, ainda é aceito na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, para preencher seus quadros de educadores, diversas secretarias aceitam inscrições nos concursos daqueles que têm essa formação.

Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), porém, prevê que todos os professores da Educação Básica tenham formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam até 2020.

Michela de Souza Almeida Ito, que tem o Magistério e uma graduação em Farmácia, não vai esperar até lá. “Essa formação me trouxe conhecimentos, mas voltar a estudar me dará mais segurança e autonomia para desenvolver atividades em sala de aula”, defende ela, que pretende retomar os estudos. Michela prestou concurso em 2010 e, aprovada, assumiu o cargo de educadora em uma EMEI de Bragança Paulista, a 90 quilômetros de São Paulo.

Pergunta e resposta

O que fazer se a rede em que trabalho não prevê hora-atividade?

Alguns estados moveram ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para não cumprir a lei que determina essa obrigatoriedade. Mas, no início de abril, a validade dela foi confirmada. Verifique se a rede está tomando providências, como a contratação de mais docentes. Se não for o caso, recorra ao Ministério Público ou entre com ação no Poder Judiciário.

100 mil

É o total de estudantes que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) beneficiará até 2020. O projeto dá ajuda financeira a graduandos envolvidos com pesquisa.

Fonte: MEC

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *