designer de conteúdos educacionais

Você já ouviu falar sobre Design Educacional?

beyin-1024x1012Design Educacional nada mais é do que a aplicação do design na forma de dar aula e se estudar. O design educacional é caracterizado pela separação física entre professor e aluno, pelo uso de tecnologias de comunicação bidirecional, uso de recursos didáticos de conteúdo e apoio e aprendizagem autônoma do estudante.

Esse modelo didático não coloca no professor toda a responsabilidade pedagógica do aprendizado, mas sim sobre a instituição e especialistas que elaboram o material didático e técnicas apropriadas para o acompanhamento do aluno e verificação de aprendizagem.

O designer educacional analisa cada aluno observando as dificuldades individuais e subjetivas. Ele pode identificar a possibilidade de o aluno “pular” conteúdos, ter autonomia para decidir o que quer estudar primeiro e escolher as tecnologias mais acessíveis aos alunos.

A organização educacional sem fins lucrativos Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/) é um exemplo de design educacional aplicado. Com uma plataforma educacional eles disponibilizam mais de 5000 vídeos online abrangendo áreas como matemática, astronomia, física, história e programação.

No portal é possível fazer exercícios e testar o que foi aprendido em cada lição, além de ser permitido o acompanhamento do progresso. Os professores são chamados de “treinadores” e são eles que monitoram o progresso dos alunos em grupos. Para os alunos, o estudar fica mais divertido e dinâmico, podendo escolher o conteúdo que quer ver primeiro e depois testar o conhecimento com exercícios lúdicos. Todo o aprendizado também pode ser considerado um game, já que a cada exercício e vídeo assistido os alunos recebem pontos de energia e podem passar de fase.

A proposta do criador da Khan Academy, Salman Khan é criar um novo modelo de escola online autônoma, “o aluno entra sabendo apenas como usar o mouse e aos poucos já se instrui, sobe patamares, avalia a si mesmo e cresce em qualquer matéria de estudos”, explica Khan em entrevista para o jornal O Globo.

Veja também: Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa

Fonte: https://www.ufrgs.br

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.