Dado de contar histórias: confira o passo a passo e faça em casa!

A contação de histórias permite que as crianças desenvolvam a imaginação, o raciocínio e diversas habilidades, além de ser um entretenimento. Existe, entretanto, uma maneira bem original de contar histórias: usando dados.

Por meio dos dados, as possibilidades da narrativa são infinitas, e não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos são válidos. Além de dinâmicos, eles são interativos e podem ser levados para todo canto.

Créditos: Reprodução/Criando com Apego

Os dados são ferramentas simples e fáceis de fazer e, com eles, é possível contar histórias onde estiver.

Ou seja, é uma brincadeira que dá pra fazer em qualquer lugar – na fila demorada, esperando pelo atendimento, no carro, em casa, vale tudo.

Também é uma ótima ferramenta para fomentar a criatividade, desenvolver habilidades de confiança, melhorar o desenvolvimento linguístico e criar conexões sociais.

Embora no Brasil os dados para contação de histórias não sejam muito conhecidos, em outros países do mundo, fazem muito sucesso. E como por aqui não se acha para comprar, o blog Criando com Apego ensinou, em post recente, a fazer em casa. Veja como:

  • Você vai precisar de:

• Cubos de madeira de 2cm
• Cartolina branca ou da cor que desejar
• Cola ou durex dupla face
• Tesoura
• Estilete
• Lápis de cor ou canetinha

Créditos: Reprodução/Criando com Apego

Confira o passo a passo e crie seu próprio dado.

  • Como construir:

Para fazer os dados, trace na cartolina quadrados de 2cmx2cm. Em cada um deles, desenhe figuras. A criança também pode ser a autora dos desenhos, o que lhe estimulará, ainda mais, no processo de leitura.

Ao finalizar os desenhos, recorte os quadrados e cole cada um deles em um dos lados dos cubos. Para dar o arremate, utilize o estilete. Para cada quadrado, serão necessários 6 desenhos. Logo, a quantidade de desenhos deve ser proporcional à quantidade de dados. O ideal é ter entre 6 a 10 dados. Continue Lendo esse Artigo completo…

Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *