Avaliação Diagnóstica do TDAH como Realizar Corretamente???

Como é feito o Diagnóstico do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção

O diagnóstico do TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade exige bastante cuidado e experiência. Apenas com um diagnóstico preciso é possível encontrar tratamentos eficazes. Isto é especialmente importante no caso do TDAH , pois há vários outros problemas e transtornos que podem mimetizar (imitar) seus sintomas. Como os sintomas principais do transtorno são muito comuns, é preciso ir além de uma simples lista de sintomas, até alcançar a uma análise extensa do caso.

Os principais sintomas do TDAH – distração, hiperatividade, impulsividade, esquecimentos, agitação mental, desorganização, baixo rendimento, dentre outros – são inespecíficos. Ou seja, são também encontrados em diversos outros problemas e transtornos, como ansiedade, depressão, transtorno afetivo-bipolar, deficiências cognitivas e de aprendizagem, além de disfunções comportamentais.

Existe também o risco de ocorrência de mais de um problema ao mesmo tempo – as comorbidades. No caso de adultos com queixas de sintomas associados ao TDAH, as comorbidades são muito comuns, exigindo uma atenção especial no momento do diagnóstico.

Por isto, no caso de sintomas de TDAH, é preciso realizar um Diagnóstico Diferencial, que irá avaliar as queixas da pessoa numa perspectiva mais ampla, investigando não apenas a hipótese de TDAH mas também de quaisquer outras condições que possam estar causando o sofrimento.

O diagnóstico diferencial do TDAH somente pode ser realizado por um especialista, com vasto conhecimento sobre os transtornos psíquicos, cognitivos, emocionais e comportamentais. Leia Mais sobre esse artigo aqui

Fonte: https://dda-deficitdeatencao.com.br

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *