Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem

“Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH -2008.”— Transcrição da apresentação:

1 Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH -2008

2 Objetivo identificar a historicidade presente em aspectos diversos da vida cotidiana, procurando desvendar marcas do passado que permanecem nos objetos, relações, instituições e instâncias diversas da vida.

3 Procedimentoolhar para o passado a partir de perguntas que são postas pelo presente, em diálogo com as experiências dos sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem: professores e educandos.

4 Finalidade:iniciação à leitura da própria existência num universo cultural e sócio histórico.

5 Categoria Central: Temporalidade
possibilitar às crianças e pré adolescentes a apropriação e construção de noções temporais fundamentais, como as de passado, presente e futuro, de sucessão e simultaneidade, de mudanças e permanências, de diferenças e semelhanças.

6 Metodologiadeslocar-se, paulatinamente, do universo de vivência e autocentramento, para a possibilidade de descoberta do outro, podendo perceber as diferenças e as mudanças presentes em objetos e aspectos diversos da vivência social.colocar a criança em contato com outras formas de vida, em outras épocas, espaços e culturas.

7 Eixo Temático: Infância
reflexões sobre o ser criança no Brasil hoje e ontemdiscutir as muitas infâncias em diferentes espaços sociais e culturais,

8 Planejamento do trabalho docente
CAPACIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: I, R, T e CINTRODUZIR,RETOMAR,TRABALHARCONSOLIDAR

9 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História
PERCEBER A HISTORICIDADE PRESENTE EM ASPECTOS DIVERSOS DA VIDA SOCIAL, INICIANDO O PROCESSO DE DESNATURALIZAÇÃO DO MUNDO À SUA VOLTA E DE COMPREENSÃO ESPAÇOTEMPORAL.

10 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História
ESTABELECER APROXIMAÇÕES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E EXPERIÊNCIAS SEMELHANTES, EM OUTROS TEMPOS, ESPAÇOS E CULTURAS, PERCEBENDO MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS E INICIANDO-SE, ASSIM, NA APRENDIZAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL E DA VIVÊNCIA DA DIFERENÇA:o que mudou e o que permaneceu, o que é semelhante e o que é diferente entre seus modos de vida e os modos de vida de outros povos, contemporâneos ou de outras épocas, espaços e culturas.

Fonte e material completo: http://slideplayer.com.br/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *