SABERES E COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO

1 SABERES E COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO
Palestrante: ÁLIA EINE DE QUEIROZ DAMÁSIO Graduada em Pedagogia Pós-graduada em Psicopedagogia

2 Que representa ensinar?

3 Ao entrar em sala de aula podemos dizer que o professor está ensinando?
Para ser um bom professor basta dominar os conteúdos e ter um bom manual didático em mãos?O que exatamente tem que acontecer para que haja ensino?

4 Saberes necessários à prática educativa
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção.”“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”PAULO FREIRE

5 ENSINAR REQUER: 1) Sólidos conhecimentos daquilo que se ensina
A apreensão profunda do conhecimento científico que se vai ensinar, oferece um marco de segurança sobre as competências necessárias (capacidades, habilidades, domínios) que concede autoridade ao educador gerando um clima de respeito ante os outros.

6 2) Conhecer e respeitar os saberes dos alunos.
Ensinar implica vincular a realidade concreta com a disciplina que se ensina. 3) Reflexão sobre a própria prática:Encerra o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer.Refletir é assumir o que se está fazendo com o objeto de conhecimento4) Apreensão da realidade:A capacidade de ensinar provém da capacidade de aprender;

7 5) O “reconhecimento” e a elevação da identidade cultural
5) O “reconhecimento” e a elevação da identidade cultural. “assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos (…) assumir-se como sujeito porque é capaz de reconhecer-se como objeto”6) Consciência do inacabamentoonde há vida, há inconclusão;A consciência do inacabamento é o que funda a educação como permanente, então, a formação como processo contínuo.7) Liberdade e autoridade. Ensinar implica fazer possível que a “necessidade do limite seja assumida eticamente pela liberdade”

8 8) Estética e ética Em respeito a natureza humana dos alunos, o ensino dos conteúdos deve estar relacionado estreitamente com sua formação moral. 9) Coerência entre o discurso teórico e as próprias ações A coerência entre o que se ensina e o modo como se ensina é condição necessária. 10) Capacidade dialógica e afetividade Não é falando aos outros, como portadores da verdade que se deve ensinar; ensinar supõe escutar, porque é “escutando que aprendemos a falar com os outros.”

9 11) Humildade, tolerância e generosidade.
humildade não é servilismo, subserviência, é reconhecer os limites e equívocos, mas também sua possibilidade de superação. A tolerância, implica reconhecer diferenças e oposições.12) Alegria e esperançaEnsinar supõe enfrentar com alegria a possibilidade de criação de novos conhecimentos transformadores e a esperança de construir com eles alternativas para resistir obstáculos que se opõe a sua busca, a sua práxis e a liberdade dos alunos.

10 Novas competências profissionais para ensinar Pirrenaud (2000)
Organizar e dirigir situações de aprendizagem Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados.Trabalhar a partir das representações dos alunos.Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos.2. Administrar a progressão da aprendizagem Conceber e administrar situações-problemas ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos (…) Segue o link com o artigo completo: SABERES E COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO Palestrante: ÁLIA EINE DE QUEIROZ DAMÁSIO

Fonte: http://slideplayer.com.br

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *