AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático

1 AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL- LORENA- 2006

2 Questões:O que é ser aluno?O que é ser um aluno universitário?

3 O ambiente universitário. novidade perplexidade
O ambiente universitário novidade perplexidade adaptação expectativas – o que o aluno busca no Ensino Superior? qual a dinâmica da Universidade? O que este ambiente “novo” requer ?

4 O QUE É ENSINO -APRENDIZAGEM?
ALUNO?PROFESSOR?SALA DE AULA?

5 Ensinagem supõe o aprender.
Natureza do ensinar: atividade social cuja finalidade é assegurar a aprendizagem. DO ENSINAR À ENSINAGEMEnsinagem supõe o aprender.

6 Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1
Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1. professor mediador e provocador do processo 2. aluno sujeito-ativo : auto-atividadeAprendizagem requer compreensão do conteúdo pelo aluno.Compreender: apreender em conjunto.

7 O grande desafio é a abstração, generalização, aplicação.
Autonomia Intelectual.Aprender não é só assistir às aulas, mas é “assistir” as aulas. A ação de aprender não é passiva. Exige informar-se, exercitar-se, instruir-se.IMPORTANTE!!!

8 Aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea ou mágica EXIGE: – DO PROFESSOR: – Presença mediadora na: Mobilização/Problematização Construção Elaboração da síntese – DO ALUNO: Presença atuante na: – construção do conhecimento – problematização – elaboração da síntese

9 Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO – operacional – pesquisa – estudo individual – seminários – exercícios – atividades de análise e síntese

10 Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO – pesquisa – estudo individual REQUER – leitura e interpretação – raciocínio – compreensão – expressão oral – expressão escrita – seriedade, disciplina e cooperação – auto-avaliação

11 O contrato didático

12 O que é?O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. (Niquini,1999)

13 Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.

14 Em outras palavras….Cada vez que um professor tem a intenção de ensinar um saber aos alunos, aí se instala um processo – um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento.

15 O contrato didático reúne três elementos:
o aluno sujeito que aprende;o professor sujeito ensinante;o saber objeto a ser ensinado e apreendido.

16 A responsabilidade dos participantes
O contrato didático é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso, o contrato só passa a existir com a existência de todos os indivíduos envolvidos. Nunca apenas um dos lados poderá ser totalmente responsabilizado pela eficácia do contrato. O acordo deve ser recíproco.

17 Ações do aluno no contrato
– Colaborar com o professor,– Sustentar as situações colocadas por ele,– Colaborar com os colegas,– Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos,– Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.

18 Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar na Universidade,
Entender que o perfil do profissional – hoje – passa pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.

19 Conhecimento: é o saber
Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos, fórmulas.Habilidade: é o saber fazer. É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática.Atitudes: é o saber ser, o saber conviver. Atitude profissional calcada em valores e na ética.

20 Adotar posturas de civilidade,
Assumir com seriedade seu ofício de aluno no contrato didático,Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,

21 Exigir o cumprimento do contrato didático,
Ocupar seu espaço e dar sugestões para o crescimento da instituição,Valorizar as iniciativas que visem incrementar o contrato didático – aluno e professor.

22 É impossível ser feliz sozinho.

23 Maturidade Autonomia Intelectual Responsabilidade Compromisso Postura Atendimento às normas.

Fonte: http://slideplayer.com.br/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *