Projetos e Sequências Didáticas

Apresentação em tema: “Projetos e Sequências Didáticas”— Transcrição da apresentação:

1 Projetos e Sequências Didáticas

2 A interdisciplinaridade em projetos e sequências didáticas
Eliana Magalhães Fernandes1º ano

4 Discussão inicial…O que é sequência didática e projeto didático? Qual é a importância dessa modalidade de ensino para o ciclo inicial do Ensino Fundamental? Qual a diferença entre estas duas modalidades de ensino?

5 O conhecimento não pode ser tratado de maneira compartimentada e fragmentada…

6 …pois no mundo os diversos saberes apresentam-se de maneira integrada.

7 As diversas áreas do conhecimento são
todas peças de um mesmo quebra-cabeça…

8 Bases legais – Currículo
Artigo 210 da Constituição Federal de 1988:. Maior atenção aos conteúdos mínimos do E.F., visando assegurar a formação básica comum e o respeito aos valores culturais e artísticos nacionais e regionais.

9  Parâmetros Curriculares Nacionais – séries iniciais do Ensino Fundamental (1997-1998):
. Subsídio para reflexões e tentativas de reformulações nesse sentido.Implantação do Ensino Fundamental de 9 anos:. Reacendem e assumem relevância e prioridade as discussões acerca das Diretrizes CurricularesNacionais

10 -> Maior finalidade do MEC:
promover a discussão sobre a concepção de currículo e seus desdobramentos.

11 Expressões recorrentes nas propostas curriculares nacionais
“INTERDISCIPLINARIDADE” “TEMAS TRANSVERSAIS” “CONTEXTUALIZAÇÃO”

12 Uma abordagem interdisciplinar…
…constitui algo de extrema relevância e tal concepção propicia a concordância de que o tempo escolar não deve ser dividido por áreas de conhecimento. O desejo é a integração dessas diferentes áreas.

13 Papel da escolaEsforço coletivo para organizar tempos pedagógicos de forma a se estabelecer prioridades que atendam às crianças, seus interesses e curiosidades em torno dos diversos campos do saber.A organização pedagógica deve ser flexível e aberta ao novo e ao imprevisível. (Corsino, 2007 )

14 Desafios do alfabetizar letrando:
 Pensar temas e conteúdos; Definir metodologias relacionadas às diversas áreas de conhecimento, articulando-as e pondo em destaque o papel dos diversos eixos da língua numa perspectiva de letramento: Análise linguística, incluindo o SEA; Produção de texto; Leitura; Oralidade.

15 Concluindo…É importante que as crianças participem de experiências variadas envolvendo leitura e escrita, por meio da diversidade de gêneros textuais que integrem diversas áreas de conhecimento e que paralelamente desenvolvamas capacidades exigidaspara uma compreensão e apropriação do SEA.

16 Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
ATIVIDADE PERMANENTE Situações didáticas propostas com regularidade diária, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc.

Acompanhe material em slide : Apresentação em tema: “Projetos e Sequências Didáticas”

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *