CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA

CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA

Apresentação em tema: “CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.”— Transcrição da apresentação:

 1 CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA

2 2. O direito de pular as páginas.
DIREITOS DO LEITOR 1. O direito de não ler.2. O direito de pular as páginas.3. O direito de não terminar de ler o livro.4. O direito de reler.5. O direito de ler não importa o quê.6. O direito ao “bovarysmo” (doença textualmente transmissível).7. O direito de ler não importa onde.8. O direito de “colher aqui e acolá”.9. O direito de ler em voz alta.10. O direito de se calar.(DANIEL PENNAC)

3 No momento da leitura tivemos a oportunidade de assistir ao vídeo “Metade” de Oswaldo Montenegro e refletir sobre a letra.

4 “Que essa tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada”
“ Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei…”Em diversos momentos de nossas vidas deparamo-nos com desafios que geram tensão e ansiedade, fazendo-nos desistir de algo importante por pensarmos que somos incapazes de ir até o final.Por estarmos sempre em busca da nossa outra metade, nenhum desafio deve ser considerado grande o suficiente para nos fazer desistir sem nem ao menos tentar ir em busca da recompensa. No caso de nós, professores, esta recompensa significa adquirir conhecimentos para termos mais segurança na nossa prática pedagógica.

5 Retomando a tarefa do encontro anterior iniciamos uma discussão sobre agrupamentos e intervenções:
Como intervir?Quais desafios precisam ser vencidos?Foi mais um momento para aprofundarmos nossos conhecimentos e refletirmos sobre a importância dos agrupamentos e intervenções adequadas.

6 Encerramos este momento e um novo questionamento foi feito ao grupo:

7 Ler / ser modelo de leitor,
Despertar o interesse,Apresentar portadores / gêneros,Ler e oferecer bons textos para os alunos,Permitir o manuseio / exploração dos livros,Propiciar o uso das estratégias de leitura,Discutir o encadeamento das idéias em um texto,Propiciar aquisição do código escrito.

8 Com quais finalidades se lê na vida?
Informar,Comunicar algo,Interesse pessoal / prazer,Aprimoramento,Conhecer,Buscar informação,Instruir-se ou seguir orientações,Discutir opiniões

9 Com quais finalidades se lê na escola?
InformarInteresse pessoal / prazer,Discutir opinião.

10 Novos momentos de reflexão surgiram:
Apenas isto forma bons leitores?Sabemos que antes das crianças tornarem-se alfabéticas, é necessário ler para aprender a ler. Mas e depois deste momento? Quais comportamentos leitores devemos explorar?

11 Uma indicação do encontro:
Título: “Ortografia: Ensinar e Aprender”Autor: Artur Gomes de MoraisEditora: Ática

12 Durante o encontro, comentamos sobre o trabalho com gêneros textuais e sobre a utilização de sequências didáticas. Assim, nossas formadoras prometeram nos enviar algumas orientações gerais para a realização das sequências.Aí estão elas!

13 Sequência Didática para o trabalho com Gêneros textuais
Apresentar a proposta.Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero.Apresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala.Ler em voz alta para os alunos muitos textos do gênero escolhido.Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais.Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.

14 Organizar e sistematizar o conhecimento sobre o gênero, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e da forma como esse gênero circula (num jornal ou num livro, por exemplo).Fazer uma produção escrita coletiva com a classe, tendo o professor como escriba, para que todos troquem conhecimentos e passem a dominar melhor o gênero estudado.Fazer uma produção escrita individual.Fazer a revisão e a reescrita da produção individual, melhorando-a.

15 Até o próximo encontro…Adriana Andréia Renata

Fonte e material em slide: http://slideplayer.com.br

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *