PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA…

Quais as propostas de atividade realizadas em sua sala de aula de Produção de Texto?

1 PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA… Quais as propostas de atividade realizadas em sua sala de aula de Produção de Texto?

2 IMAGINE QUE VOCÊ É UM ASTRONAUTA QUE VAI FAZER UMA VIAGEM AO ESPAÇO. CONTE COMO ESSA AVENTURA ACONTECEU.

3 PARA REFLETIR… EXISTE DIFERENÇA ENTRE REDAÇÃO PRODUÇÃO DE TEXTOS ?

4 REDAÇÃO Não se orienta pelos fatores que possibilitam ao autor definir o conteúdo, a estrutura, o estilo de linguagem e até o tamanho de seu texto. O objetivo, nesse caso, é apenas cumprir uma tarefa, na qual se molda o produto de acordo com a imagem que se tem das expectativas do leitor único, o professor

5 Ao propor aos alunos a produção de textos, é preciso fazer com que percebam um objetivo e um significado para aquela atividade, que não seja apenas de ser “corrigida pelo professor”.

6 SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO É preciso trazer para dentro da sala de aula as práticas cotidianas, as situações reais de comunicação que mobilizem no aluno desejo e a necessidade de participar e de se fazer presente por meio da leitura e da escrita (projeto) Assim cria-se uma situação em que a escrita tem uma função social

7 É fundamental que o aluno saiba quem são os interlocutores, tenha clareza do contexto da situação comunicativa, quem escreve, qual a intenção, qual o gênero textual mais adequado, o que se tem que dizer, quem vai ler o texto, onde será publicado

8 Quem escreve? O autor, assume um papel, um lugar social. Qual a intenção? Motivo pelo qual escrevemos. Determina a escolha do gênero. O que se tem que dizer? É fundamental conhecer bem o assunto sobre o qual se escreve. Quem vai ler o texto? Para que o texto cumpra sua função é imprescindível que o escritor não perca de vista o leitor Onde o texto será publicado? É preciso tornar público o texto, resultado final do processo do trabalho.

9 … E PONTO DE CHEGADA. A seqüência didática como eixo do ensino da escrita. Cinco conselhos importantes: 1.Fazer os alunos escreverem um primeiro texto e avaliar suas capacidades iniciais; 2.Escolher e adaptar as atividades; 3.Trabalhar com outros textos do mesmo gênero; 4.Trabalhar sistematicamente as diferentes formas de expressão em língua portuguesa (estilo) 5.Estimular progressivamente a autonomia e a escrita criativa dos alunos.

10 “Ensinar a escrever é uma tarefa nobre e complexa que merece o maior dos reconhecimentos sociais.” Equipe Ciclo I DERG Sul.

Fonte e material em slide: Slide Player

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *