“Caderno Interfaces Curriculares”

OBJETIVOS: Complemento ao trabalho do professor; Elemento de planejamento; Apoio às aprendizagens dos alunos.

1 Caderno Interfaces Curriculares
OBJETIVOS:Complemento ao trabalho do professor; Elemento de planejamento; Apoio às aprendizagens dos alunos.

2 INTERFACES Trabalho realizado a partir de dois eixos: LEITURA E
ESCRITARESOLUÇÃO DEPROBLEMAS

3 CADERNO INTERFACES CURRICULARES:
ESTRUTURACapítulo 1 – Direitos de Aprendizagem dos estudantesNorteadores de uma perspectiva que defende o papel da escola como espaço que visa garantir direitos dos alunos, como cidadãos e estudantes, em seus processos de vida.

4 CADERNO INTERFACES CURRICULARES: ESTRUTURA
Capítulo 2 – Conceitos de Leitura e de Resolução de ProblemasEixos do currículo, tendo em vista tanto suas especificidades quanto as relações entre fundamentos e conceitos dos componentes curriculares.Capítulo 3 – Práticas docentes com Leitura e Resolução de ProblemasInterfaces das áreas do conhecimento, em que fundamentos, conceitos e procedimentos dos diferentes componentes curriculares dialogam.

5 CADERNO INTERFACES CURRICULARES: ESTRUTURA
Capítulo 4 – Metodologia de Resolução de ProblemasPossibilidades aritméticas, algébricas, métricas e geométricas.Capítulo 5 – Conceito de Avaliação para a Aprendizagem, em diálogo com a Prova BrasilProposição de itens de múltipla escolha com os textos utilizados nas atividades do Capítulo 3.

6 Falar, ouvir, ler e escrever textos
Língua Portuguesa:Falar, ouvir, ler e escrever textosEsferaLiterária(contos, fábulas…)Esfera Jornalística(notícias, reportagem,Carta de leitor, etc)Escolar/Científico(verbetes, resumos)

7 CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM
Linguagem como constitutiva da própria condição humana;Sujeito da experiência/ viver práticas de linguagem: se compreende e compreende o mundo.Leitura como condição de cidadania (sociedade letrada);Ler é fundamental para a própria escolarização do estudante (aprender a aprender);

8 CONCEITUANDO…O ato de ler é uma prática de interação social, é encontro de sujeitos, leitor e autor, mediados pelo texto.Nesse processo o leitor coloca em ação estratégias cognitivas de seleção, antecipação, inferência e verificação de informações do texto que lê.

9 FINALIDADES DA LEITURA
Ler para se divertir, encantar, fluir, refletir:Esfera literária: contos, romances, crônicas, causos, lendas, fábulas, novelas, dramas, comédias, poemas.Textos literários possuem uma função humanizadora;Aguçam nossa imaginação e sensibilidade.

10 FINALIDADES DA LEITURA
Ler para se informar, ler para estudar;Esfera jornalística/midiática: notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitor;Esfera escolar: verbetes, artigos de divulgação científica, etc)

11 Três dimensões da leitura
Sociodiscursiva:Diz respeito às capacidades de o leitor refletir sobre os contextos que motivaram a escrita, os motivos que o levaram a ler. O papel que desempenha como leitor.Pode ser contemplada quando o professor lê para o alunos e em leitura autônomas pelo aluno.

12 Três dimensões da leitura
Desenvolvimento de estratégias de leitura –Antecipar sentidos, elaborar inferências, estabelecer relações entre partes do texto.O ato de ler se relaciona fortemente com o “aprender a aprender”, uma vez que para aprender, a leitura é uma ferramenta fundamental.

13 Três dimensões da leitura
Análise linguística.Engloba o funcionamento do sistema alfabético, o domínio das correspondências entre letras/grupos de letras e fonemas, aspectos ortográficos, gramaticais e linguísticos (coesão textual, concordância, , pontuação, paragrafação, dentre outros.)

Fonte e material completo em slide: Slide Player

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *