ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentação em tema: “ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL São João Del Rei 13 de março de 2015 Fernanda Rohlfs.”— Transcrição da apresentação:

1 ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL São João Del Rei 13 de março de 2015 Fernanda Rohlfs

2 Principal questionamento: É adequado trabalhar aspectos relacionados à leitura e a escrita com crianças menores de 7 anos? Principal questionamento: É adequado trabalhar aspectos relacionados à leitura e a escrita com crianças menores de 7 anos? LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL HOJE – Exigências (famílias, gestores, políticos) -Comparações — Ausência de referencias teóricos

3 Alguns pressupostos para o trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil, devem ser considerados: A Educação Infantil possui uma identidade própria constituída a partir das características das crianças. -Na forma de se relacionar com o mundo – Na forma de construir sentido para o que experimentam O trabalho co a linguagem escrita na Educação Infantil deve respeitar a criança como produtora de cultura.

4 BRINCADEIRA 1 Elemento central da ação educacional. 2 Fonte de conhecimento da criança sobre o seu processo de apropriação. 3 Forma privilegiada de a criança manifestar e produzir cultura.

5 CRIANÇA: SUJEITO DE DIREITOS CRIANÇA: SUJEITO DE DIREITOS Cria cultura Brinca Dá sentido ao mundo Produz história Recria a ordem das coisas

6 Enfrente o desafio de compreender os complexos sistemas de representação que circulam socialmente. A criança Exerce forte influência sobre a cultura infantil. As crianças vão criando estratégias para descrever o mundo, compreendê-lo e com ele interagir. A escrita Surge quando a criança desde muito cedo se interessa pelo fenômeno da linguagem escrita. O interesse

7 A escrita é um elemento importante desse cultura com a qual a criança interage e demonstra interesse em compreendê-lo e dele se apropriar. O trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil deve estar comprometido com o direito da criança em expandir o seu conhecimento. Por que é importante realizar o trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil ?

8 Utiliza-se a expressão “linguagem escrita” para designar um trabalho educacional mais amplo do que desenvolver competências para a escrita. A criança, ao desenvolver aspectos relacionados à leitura e à escrita, desenvolvem também aspectos da oralidade e vice- versa. As duas modalidades de linguagem verbal, tanto a oral quanto a escrita, estão em constante interação. O trabalho pedagógico deve desenvolver situações em que a linguagem escrita seja fonte das interações e deve promover a reflexão sobre a própria linguagem.

9 Linguagem escrita na Educação Infantil Deve ser pensado à luz das especificidades da infância, considerando sua forma peculiar de se relacionar com o mundo Imaginação Brincadeira

10 Durante a brincadeira a criança não aprende apenas a brincar, ela se desenvolve socialmente, adquirindo novas aptidões que são requisitos fundamentais para o convívio social. Para a brincadeira ser satisfatória, é fundamental que os participantes empreendam esforços no sentido de estabelecer e cumprir regras. A brincadeira promove a interação da criança com o mundo.

Fonte e material em slide:slideplayer.com.br/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *