TOPA- A APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO

1 A APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?

2 1. ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS Objetivo: Refletir sobre as práticas sociais de uso dos textos escritos, através da visualização de textos diversos (ambiente alfabetizador). Objetivo: Refletir sobre as práticas sociais de uso dos textos escritos, através da visualização de textos diversos (ambiente alfabetizador). – Atividades que buscam propiciar o acesso a vários textos: Leituras diárias em sala de aula; Leituras diárias em sala de aula; Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); Exploração de rótulos de embalagens. Exploração de rótulos de embalagens.

3 1.ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS – Bingo de letras em fichas de palavras (fichas com os nomes dos alunos ou com títulos de músicas ou outras palavras importantes para o grupo). – Escrita de palavras e textos (individual e coletiva) cotidianamente.

4 1 ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS – Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas, provérbios). – Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas, provérbios). – Confecção de quadro de letras, para afixar na parede ou guardar num local de fácil acesso e deixar como fonte de informações.

5 2. ATIVIDADES QUE OBJETIVAM A CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS ESTÁVEIS Objetivo: Aprender um conjunto de palavras que possam servir de fontes de informações para a escrita de outras palavras. Objetivo: Aprender um conjunto de palavras que possam servir de fontes de informações para a escrita de outras palavras. -Atividades de escrita do próprio nome (com abecedário, com silabário, no papel). -Produção e exploração de fichas de chamada. – Bingos com os nomes dos alunos da sala.

6 2. ATIVIDADES QUE OBJETIVAM A CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS ESTÁVEIS -Palavras cruzadas com os nomes dos alunos. -Formação do próprio nome a partir das letras embalharadas em um envelope. -Bingo de rótulos. – Quebra-cabeças de palavras estáveis.

7 3. ATIVIDADES QUE DESTACAM ANÁLISE FONOLÓGICA Objetivo: Perceber as relações entre escrita e a pauta sonora, a relação alfabética e não silábica e estabelecer as relações grafofônicas -Leitura/cantoria de textos com rimas e aliterações. -Jogos de rima (desafios). – Jogos fonológicos orais.

8 3. ATIVIDADES QUE DESTACAM ANÁLISE FONOLÓGICA – Jogos fonológicos com figuras. – Reconhecimento de palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons similares. – Produção de textos coletivos rimados (poemas).

9 4. ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS Objetivo: Favorecer as reflexões acerca de que as palavras são formadas por segmentos menores (sílabas / fonemas) e que tais segmentos são utilizados para a produção de novas palavras. Objetivo: Favorecer as reflexões acerca de que as palavras são formadas por segmentos menores (sílabas / fonemas) e que tais segmentos são utilizados para a produção de novas palavras. – Análise – síntese de palavras em – Análise – síntese de palavras em grande grupo. grande grupo. – Palavra mágica (composição de – Palavra mágica (composição de palavras com as letras de uma outra palavras com as letras de uma outra palavra macarrão: cama, maca, carrão…). palavra macarrão: cama, maca, carrão…). Material completo no link que segue na descrição.

“A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?”

Fonte: http://slideplayer.com.br/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *