Projeto Trilhas- Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho Docente

Apresentação em tema: “Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.”— Transcrição da apresentação:

1 Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças de 6 anos, com o objetivo de inseri-las em um universo letrado.

2 O conjunto de materiais Trilhas para ler e escrever textos Trilhas para abrir o apetite poético Trilhas de jogos

3 Conjunto de materiais O Caderno de apresentação : intenções, princípios e concepções do projeto; Caderno da Secretaria: sugestões de gestão do trabalho na rede de ensino com vistas à melhoria da qualidade da educação do município e dos indicadores educacionais O Caderno no diretor: sugestões de gestão do trabalho junto aos professores e orientações para a organização e o uso do acervo de livros; Os Cadernos de orientações: sequência de oito atividades para serem realizadas junto às crianças;

4 Conjunto de materiais Os Cadernos de estudos: aprofundamentos dos conteúdos tratados nos diferentes Cadernos de orientações; O Acervo de livros: Livros de literatura; referência para as atividades propostas nos Cadernos de orientações; Materiais pedagógicos: elaborados para realização de algumas atividades propostas nos Cadernos de orientações e no Caderno Trilhas de jogos. O Caderno Trilhas de jogos: repertório de jogos a serem desenvolvidos pelo professor em sala com as crianças;

6 Cadernos de orientações Acervo de livros Materiais pedagógicos Caderno de estudo Caderno do diretorCaderno de apresentação

7 Foco no trabalho com textos narrativos Propósito: Criar condições para planejar e realizar atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam: – conhecer o livro, – escutar e ler as histórias, – falar sobre a história, sobre as ilustrações e personagens, – participar de situações de leitura e escrita a partir do texto narrado.

8 Cadernos de orientações Caderno de estudo Acervo de livros Materiais pedagógicos

9 Foco no trabalho com textos poéticos Propósito: Criar condições para planejar e realizar as atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam: – conhecer o livro/CD e seus textos, – escutar e lê-los, memorizá-los e recitá-los, – visualizar sua estrutura, – brincar com os sons de suas palavras – participar de atividades de atenção sobre o texto.

10 Caderno de orientação  Os Cadernos de orientações possuem uma estrutura comum com as seguintes partes : – Introdução: Descreve o tipo de texto escolhido para ser trabalhado no caderno e justifica sua importância no processo de aprendizagem da criança. – Sobre os livros: Apresenta o livro utilizado como referência das atividades. A proposta é que as atividades possam ser realizadas com outros livros com a mesma estrutura da obra usada como referência. – Atividades a serem realizadas com as crianças: Cada caderno propõe oito atividades.

11 Caderno de orientações.

Fonte e material em slide: http://slideplayer.com.br/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *