4 ESTRATÉGIAS PARA FAZER OS ALUNOS TE ESCUTAREM

Muito tempo do professor é gasto em pesquisas, encontrar material pertinente, pensar sobre a estratégia de ensino e chegar à classe. Planejar uma aula requer tempo e dedicação, esforços que podem ser em vão caso os alunos ficam dispersos durante os 50 minutos ou mais. A falta de atenção e as conversas são mais comuns nas aulas que antecedem e se seguem ao recreio e, neste período, fica difícil conseguir retomar o controle da turma.

Uma opção comum aos professores é aumentar o volume da voz para chamar a atenção da classe. E aqui você vai aprender quatro técnicas para ser ouvido entre seus alunos sem precisar optar pelo grito.
Confira: 
Tática 1: Conseguem ouvir? Escolha um instrumento de percussão como um triângulo, um tambor ou um pandeiro. Peça que os alunos levantem a mão se conseguirem ouvir o som que ele emite. Vá tocando e diminuindo progressivamente seu volume até que fique quase imperceptível. O objetivo é centrar a atenção dos alunos através da audição.
Tática 2: Me siga! Diga aos alunos que, quando eles estiverem distraídos, você mandará um sinal que apenas os que tiverem atentos conseguirão ouvir. O sinal pode ser um gesto como tapar um olho ou acariciar a própria cabeça, desde que não emita nenhum som. Com isso, captará a atenção do grupo através da linguagem corporal e consciência do ambiente ao redor.
Tática 3: Recitando um poema Ensine aos estudantes um poema fácil e peça para que eles decorem. Quando estiverem dispersos, comece a recitá-lo em voz alta até que toda turma o acompanhe. Assim, você retomará a atenção da classe com o som e a repetição conjunta.
 
Tática 4: Fechar os olhos e respirar Coloque uma música tranquila e peça para os alunos taparem os olhos e respirarem fundo acompanhando a melodia. Sugira que eles percebam o movimento de entrada e saída do ar pelo corpo. Quando estiverem mais calmos, peça para que abram os olhos e retome a aula.
Fonte e Texto: http://www.soescola.com/

Comments

comments

2 Resultados

  1. Helena disse:

    Não adianta essas táticas eu já as utilizei e não tive sucesso. Sempre tem uns conversador e distraídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sign up to our newsletter!