Fundação Volkswagen lança cursos on-line e gratuitos para educadores, incentivando a cidadania e segurança no trânsito

Fundação Volkswagen lança cursos on-line e gratuitos para educadores, incentivando a cidadania e segurança no trânsito

Cursos são oferecidos na internet em formato inovador MOOC: sem limites de participantes e abertos ao público: democratizando o conhecimento

Educadores podem acessar os cursos no site do projeto educacional “Jogo da Vida em Trânsito” (www.jvt.org.br), da Fundação Volkswagen

Cursos auxiliam os educadores a utilizarem a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, com foco na temática da segurança no trânsito

A Fundação Volkswagen acaba de lançar dois cursos on-line gratuitos voltados a educadores: “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Introdução Prática” e “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Prática Interdisciplinar”. Os cursos, que incentivam a educação, cidadania e segurança no trânsito, têm vagas ilimitadas e podem ser acessados no site do “Jogo da Vida em Trânsito – JVT” (www.jvt.org.br), um projeto educacional da Fundação Volkswagen que também incentiva o trânsito seguro, contribuindo com a formação de motoristas conscientes. Com um trabalho de mais de 36 anos em prol da Educação e do Desenvolvimento Social, a Fundação Volkswagen é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, atuando com base na ética e responsabilidade social.

“Além de oferecer a mais alta qualidade, tecnologia, inovação e segurança em seus veículos, a Volkswagen do Brasil também assume o compromisso de orientar as atuais e futuras gerações de condutores sobre a importância da educação e cidadania para um trânsito seguro. Nesse sentido, os dois novos cursos on-line orientam educadores a trabalharem em sala de aula com projetos que utilizam a temática da segurança no trânsito, contribuindo com a formação de motoristas cada vez mais conscientes”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

Os dois novos cursos são oferecidos em formato MOOC (Massive Open On-line Course – Curso On-line Aberto e Massivo), ou seja, sem limites de participantes e abertos ao público. Para acessá-los, basta ter um computador conectado à internet. “O uso da tecnologia na educação é uma tendência global e os cursos massivos (tipo MOOC) estão revolucionando o ensino a distância. Utilizado por instituições renomadas como a Universidade Stanford, Universidade de Harvard e Universidade de São Paulo (USP), o formato MOOC, com conteúdo aberto na internet e vagas ilimitadas, permite democratizar o conhecimento sem limites, nem fronteiras. E essa é uma das missões da Fundação Volkswagen”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Saiba mais sobre os novos cursos on-line gratuitos

Os dois novos cursos on-line e gratuitos lançados pela Fundação Volkswagen foram desenvolvidos em parceria com o Virgo Game Studios e devem ser realizados na sequência. O primeiro curso, “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Introdução Prática”, com 4 horas de duração, explica aos educadores como eles podem aplicar, junto a seus alunos, a metodologia de ensino baseada em projetos educativos. Esse tipo de aprendizagem promove experiências práticas e lúdicas, tornando as aulas ainda mais interativas, prazerosas e empolgantes. A Fundação Volkswagen é um ótimo exemplo de utilização dessa metodologia, uma vez que oferece sete projetos educacionais (leia mais, abaixo). Com textos didáticos e vídeos, o curso on-line também incentiva o educador a criar um projeto educativo, que tenha como temática a segurança no trânsito.

O segundo curso, “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Prática Interdisciplinar”, estará disponível para quem concluiu o primeiro curso. Também com duração de 4 horas, esse curso orienta o educador a trabalhar em sala de aula com projetos interdisciplinares, ou seja, que envolvem mais de um professor ou disciplina simultaneamente; por exemplo, um projeto tenha participação de professores de geografia e matemática e permita aprender conteúdos das duas matérias.

Em 2015, a Fundação Volkswagen também lançou no site do JVT a oficina “Jogos pela Mudança – Aprenda a Criar!”, que ensina a desenvolver games educativos. A oficina ainda está disponível e pode ser realizada.

Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou nos últimos 12 anos, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu 19 Estados brasileiros, nos pilares Educação e Desenvolvimento Social; são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Conheça os projetos da Fundação Volkswagen:

Educacionais

Aceleração da Aprendizagem – Tem o objetivo de reduzir a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados, o projeto trabalha esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo problemas de alfabetização, entre outros. Esses estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade. O projeto também forma os educadores que vão atuar nas salas de aceleração.

Aprendendo com Arte – O projeto oferece formação a educadores para disseminar conhecimentos sobre artes de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais. Os educadores fazem o mapeamento do patrimônio cultural local, com visitas guiadas em espaços como museus, participam de oficinas, debates, seminários e palestras. Dessa forma, o projeto utiliza a arte e a cultura como recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão.

Brincar – Forma educadores para atuarem com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais.

Entre na Roda – Tem proposta de formar profissionais de escolas de Ensino Fundamental, bibliotecas e outras instituições para que promovam o gosto pela leitura.

Jogo da Vida em Trânsito – Trabalha cidadania e segurança no trânsito, com foco na formação do condutor consciente por meio do game “Autopolis” e de roteiro de aulas para professores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. “Autopolis” é um game para computador, no qual o jogador dirige virtualmente e aprende conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito.

Plataforma do Letramento – Site de aprendizagem direcionado a educadores (www.plataformadoletramento.org.br). Promove a difusão e a produção de conhecimento sobre Letramento, com base em conteúdos elaborados por autores e instituições de referência. Oferece formação on-line, intercâmbio de experiências, materiais pedagógicos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, entre outros.

Pró-Educar Brasil – Oferece bolsas de estudos para formação universitária de professores da rede pública que ainda não têm diploma de nível superior.

Desenvolvimento social

Costurando o Futuro – Oferece oficinas de capacitação em corte, costura, design, gestão organizacional e de negócios. Nas aulas, são confeccionados bolsas e acessórios com tecidos automotivos e de uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros. Além do foco social e econômico, gerando trabalho e renda, tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.

Volkswagen na Comunidade – O concurso entrega prêmios em dinheiro para os 11 melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais. Do total de 11 prêmios, dez serão entregues aos melhores projetos sociais inéditos (sendo nove prêmios aos projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil e um prêmio para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN). O 11º é o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso que melhor geriu os recursos durante o ano. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e os finalistas ganham curso de gestão de projetos para melhor administrar suas ações sociais.

Instituto Baccarelli – Desde o ano 2000, a Volkswagen do Brasil é parceira do Instituto Baccarelli, que oferece a crianças e jovens programas socioculturais de formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música. Entre os projetos está a Orquestra Sinfônica Heliópolis, reconhecida internacionalmente.

Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *