ESCOLAS PÚBLICAS TÊM ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA (12) PARA SELECIONAR LIVROS DIDÁTICOS DOS ALUNOS

O prazo para as escolas públicas selecionarem os livros didáticos que serão utilizados pelos estudantes em sala de aula termina nesta sexta-feira, dia 12. São os professores, diretores e coordenadores pedagógicos, os responsáveis pela escolha do material. Esse processo deve ser feito por meio do Sistema PDDE Interativo, no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE.
Os livros serão utilizados a partir do ano que vem pelos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), as escolas vão selecionar exemplares de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna, inglês e espanhol, ciências da natureza, história, geografia e arte.

A dois dias do término do prazo, somente 52% das escolas fizeram a seleção dos livros didáticos. O presidente do FNDE, Gastão Vieira, atribui ao período de férias, o fato de boa parte das escolas ainda não ter acessado o sistema. Ele acredita que pelo menos 70% das instituições ainda selecionem o material até esta sexta-feira.

“As escolas já estão acostumadas, sabem como entrar no sistema, como escolher o livro, como transmitir, para nós a escolha que fizeram. Esse é um programa extraordinário, não é. Só a Índia tem um programa maior do que o nosso em termos quantitativos. Nós compramos mais de 100 milhões de livros e colocamos na escola. A partir do mês de janeiro de 2017, esses livros estarão nas escolas para o início do ano letivo. Portanto, esse é um programa nos enche de orgulho, a operação, a logística, da escolha, da discussão do preço de cada livro, tudo isso é um trabalho que o FNDE vem fazendo há muito tempo, né, com o MEC e creio que deveria ser mais conhecido para ver como nós estamos avançados nessa questão de atendimento aos nossos estudantes.”

Na hora de indicar os livros, as escolas podem selecionar duas opções de coleções, de editoras diferentes. Caso a primeira opção não esteja disponível, o FNDE negocia as obras da segunda opção. Já àquelas escolas que não acessarem o sistema do PDDE para escolha dos livros didáticos, o FNDE encaminhará, de forma compulsória, as coleções aprovadas de cada componente curricular.

O processo deve ser feito por meio do Sistema PDDE Interativo. Aqui: http://pddeinterativo.mec.gov.br/

Fonte: http://centraldemidia.mec.gov.br/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *