A diferença entre compreensão e interpretação de textos

A diferença entre  compreensão e interpretação de textos

Olá! O conteúdo que está prestes a ler foi desenvolvido por uma colega de profissão competentíssima. Nele, você aprenderá a diferença entre  compreensão e interpretação de textos. Boa leitura!
Professora Ingridi.

Compreensão e interpretação de textos

Quem está se preparando para o Enem ou para um concurso público sabe que esse tema faz parte do calendário de estudos. Afinal, é comum que essas provas envolvam questões relacionadas a diferentes tipos de texto para testar as habilidades do candidato.

Além de recorrente, o assunto, quando bem dominado, garante pontos importantes para o resultado final do exame. Para sair-se bem no teste, é necessário ler com atenção, não só o texto, mas também cada comando e alternativa.

Saber diferenciar compreensão de interpretação é o primeiro passo para simplificar a resolução da prova. Compreender o texto significa decodificar a redação e entender o que foi dito. Ou seja, consiste em assimilar o que está realmente escrito. Interpretar significa ir um pouco além e estabelecer conexões entre o texto e a realidade. Quer dizer, tirar conclusões tendo como base as ideias apresentadas pelo autor.

Uma forma eficiente de identificar se a pergunta exige compreensão ou interpretação é ficar atento às expressões usadas no enunciado. Questões de compreensão geralmente são estruturadas com: “No texto…”, “De acordo com o autor”, “Segundo o texto…”, “O autor afirma…”, entre outras composições. Já os questionamentos de interpretação vêm com anúncios do tipo: “Infere-se do texto que…”, “Diante do que foi exposto, conclui-se que…”, “Pretende o texto mostrar que o leitor…”, “O texto possibilita deduzir …”.

Ao saber diferenciar as questões pelo enunciado, a chance de escolher a resposta adequada aumenta e, dessa forma, o resultado final da avaliação também tende a ser mais promissor.

Quer estudar mais sobre o assunto? Confira os materiais que a equipe Dicas Diárias de Português separou e organizou para você!

Abraços e bons estudos!

Fonte: http://dicasdiariasdeportugues.com.br/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sign up to our newsletter!