Olimpíada na escola- Programa Transforma e EFAP oferecem formação para educadores da rede

Excelência, jogo limpo e respeito podem ser ensinados na escola?

Transformar valores olímpicos e paralímpicos em valores educacionais é a essência do Programa Transforma, uma iniciativa do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que leva conteúdo educativo para as escolas brasileiras. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é parceira do Programa, e por meio de EFAP apoia a equipe do Projeto através de ações formativas para educadores da rede estadual paulista de ensino.

O objetivo é preparar coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física para serem agentes multiplicadores dentro das escolas da rede. Além dos profissionais da educação, o Projeto convida alunos para se transformarem em “Agentes Jovens”, acompanhados de um profissional da escola capacitado para se tornar um tutor.

O conteúdo trabalhado está em sintonia com os temas previstos no Currículo de Educação Física e demais disciplinas das quatro Áreas de conhecimento que compõem o Currículo Oficial do estado de São Paulo.

A primeira etapa da formação foi oferecida por videoconferência transmitida pela Rede do Saber nos dias 16 e 17 de março a diretores de Núcleos Pedagógicos e 1 PCNP de Educação Física de cada uma das diretorias de ensino.

Além de orientações técnicas sobre o uso da plataforma do Programa, foram discutidos o papel educativo dos jogos e estratégias para fortalecer a atuação do professor de Educação Física como protagonista no processo educacional, além de apresentar sugestões de atividades. Segundo Verônica Fonseca, do Transforma, os representantes de 91 regionais capacitados vão replicar os conteúdos aprendidos para mais de 5 mil escolas estaduais em quase cem municípios diferentes. “Tivemos toda a Rede do Saber participando e interagindo de suas próprias cidades, através de transmissão ao vivo. Senti toda a rede estadual de São Paulo muito motivada a fazer parte do Transforma e levar os Jogos para dentro das escolas”.

A próxima Orientação Técnica está prevista para o 28 de abril e será por meio de videoconferência diretamente para as escolas. Outras ações de formação estão previstas ao longo dos meses até a chegada das Olimpíadas em agosto deste ano. O Projeto Transforma está presente em 9 mil escolas brasileiras, envolvendo 6 milhões de estudantes.

Para navegar no site do Programa, acesse aqui

Fonte: http://www.rededosaber.sp.gov.br/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *