Governo garante formação complementar de professores

Professores  da rede pública de ensino têm até o dia 5 de maio para fazer suas inscrições na Rede Universidade do Professor. O programa oferece vagas de formação inicial a professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que ainda não têm formação nas disciplinas que lecionam.

Com o programa, o Ministério da Educação (MEC) visa sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da educação básica. As vagas são gratuitas, e os cursos serão ministrados por instituições públicas ou comunitárias de educação superior.

A inscrição pode ser feita por:

  • Professores sem nível superior, em busca da primeira licenciatura;
  • Professores licenciados, mas que atuam fora da área de formação, em busca da segunda licenciatura;
  • Professores graduados não licenciados, em busca da formação pedagógica.

Estarão disponíveis vagas em cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras – Português, Ciências, História e Geografia.

Cronograma

Os cursos da Universidade do Professor terão início no segundo semestre deste ano. Para este período, serão ofertadas 105 mil vagas para a primeira licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na modalidade presencial regular, estarão disponíveis vagas remanescentes das instituições federais de educação superior ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para 2017, serão ofertadas vagas em cursos de primeira e segunda licenciaturas e de complementação pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), presenciais, e do sistema UAB, a distância.

As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire, no curso adequado à formação do candidato.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/educacao/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *