Com deficiência auditiva, garoto de Uganda consegue se comunicar pela primeira vez na vida

É inegável a importância de se comunicar, se fazer entender e expressar seus pensamentos.

É o que fazemos aqui no UB (essa sigla ainda vai pegar).

É o que fazemos diariamente.

É o que o Silvio Santos faz há tempos (bota tempo nisso).

Mas, o que parece natural e comum a todos, é novidade para os habitantes de uma área remota deUganda, um país africano que sofre com a miséria – não muito diferente dos outros vizinhos de continente.

Patrick Otema, de 15 anos, é surdo e faz parte dessa realidade. O garoto passou a vida inteira sem saber se expressar e alheio ao que acontecia a sua volta. Ele é o personagem principal de um belo vídeo do britânico Canal 4, em que mostra o primeiro dia de aprendizado de deficientes auditivos.

Ao lado de Patrick, pessoas de diferentes idades também tentavam aprender – um menino de nove anos e uma senhora de 80, por exemplo. Tantas histórias de vida distintas começavam a ser contadas através dos primeiros gestos.

educacao-surdo3

Pelas mãos do professor  e também surdo Raymond, a turma recebeu a chance de ver o mundo de outra forma. Segundo a reportagem, ele passou mais de seis meses estudando a linguagem de sinais fora do país e voltou com a missão de passar seu aprendizado a diante.

A ideia deu certo e o resultado não poderia ser melhor. Em pouco tempo de aula, as expressões sérias e tristes deram lugar aos sorrisos sinceros, de quem descobriu as vantagens de entender e se fazer entender ;)

educacao-surdo4

Avisos:

1- Não se emocionar será (quase) impossível.

2- O vídeo é inteiro em inglês. Se você não entende nada, veja o vídeo mesmo assim, por que é bem bonito. Se sabe um pouco da língua, aproveite para praticar. E se você já manja, bom proveito!

Fonte: http://www.oultimoblog.com.br/

 

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *