Educação Física e Educação para a Saúde

O tema deste artigo é a promoção da saúde, entendida como uma questão de caráter coletivo. Ou seja, que requer a participação de toda a comunidade e que envolve a aquisição – individual e coletiva – de qualidade de vida.

Nesse sentido, destaca-se a importância da escola, em especial da disciplina de Educação Física, como propagadora desses saberes. Vamos sugerir um conjunto de atividades lúdicas e corporais a serem desenvolvidas durante a aula, com o objetivo de provocar nos alunos curiosidade sobre o funcionamento do corpo humano, em particular dos sistemas cardiorrespiratório, cardiovascular e digestivo.

Algumas perguntas podem surgir, como: Por que sentimos os batimentos do coração em diversas partes do nosso corpo?; Por que o coração bate mais rápido quando realizamos atividades mais intensas?; O que é o suor e por que suamos?; Qual é o papel dos músculos, dos ossos e dos nervos em nosso corpo?; O que e quanto devemos comer para não termos sobrepeso?; Por que e como a atividade física regular pode nos tornar mais saudáveis?; e outras mais, que serão esclarecidas a partir das atividades desenvolvidas na própria aula.

Nossa proposta é que a temática da promoção da saúde esteja vinculada à adoção de estilos de vida mais saudáveis por toda a população e não apenas por aqueles que têm condições de frequentar clubes e academias.

edfisica1

Prevenção, para começo de conversa

Desde as últimas décadas do século XX, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontava para a necessidade de políticas públicas que privilegiassem a promoção da saúde a partir da melhoria nas condições de vida da população. Os investimentos na medicina curativa, àquela altura, tanto na Europa como na América do Norte, ultrapassavam (e muito) os custos com iniciativas em prevenção ou medicina social. A instituição reconhece que, a partir de 1960, novos equipamentos e novas terapias permitiram diagnósticos mais exatos e tratamentos mais eficazes, porém, apenas para grupos sociais de maior poder aquisitivo (…) Na continuação desse artigo no link destacado abaixo veja também algumas dicas de atividades para sala de aula.

Continue lendo: Educação Física e Educação para a Saúde

Fonte: http://www.multirio.rj.gov.br/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *