Volta às aulas: como organizar a recepção dos alunos

O ano letivo começa e muita coisa muda na escola. Alunos novos chegam e os que já estudavam na unidade no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. Planejar a volta às aulas é fundamental. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos convivam. “É importante que os estudantes notem que houve preparo para o momento de recebê-los”, defende Jussara Tortella, professora do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

O fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. Esse ambiente aparece em decisões planejadas – como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma etc.

“A volta às aulas deve ser preparada de acordo com o segmento em que estão os alunos”, explica Célia Cassiano, diretora da EMEF Jardim Monte Belo, em São Paulo. Todo ano, ela define atividades diferenciadas para receber as crianças que chegam para cursar o Ensino Fundamental no período diurno e os mais velhos, que vão estudar à noite na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mesmo ocorre com escolas de Educação Infantil. Os cuidados próprios à faixa etária não podem ser esquecidos. Com os pequenos, a adaptação deve ser bem planejada para que a escola não seja vista como um ambiente hostil.

Confira nesta página e nas próximas dicas para organizar a chegada dos alunos e preparar as atividades que serão realizadas com as diferentes turmas (…) Mais dicas no link destacado abaixo :

Volta às aulas: como organizar a recepção dos alunos

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/

Comments

comments

4 Resultados

  1. Bruna Rocha disse:

    Mt bom o filme recomendo!!!

  2. muito bom o filme recomendo!!

  3. Marino Neto disse:

    Mostrarei o site para minhas amigas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *