74% das cidades usam só indicação política para nomear diretor de escola

Diretores de escolas da rede municipal de ensino são escolhidos apenas com base em indicação política em 74,4% dos municípios brasileiros. Os dados são referentes a 2014 e fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE)

“A livre indicação dos diretores escolares pelos poderes públicos locais abre espaço para as formas mais usuais de clientelismo, além de não garantir o respaldo da comunidade escolar nem a qualificação técnica dos diretores”, aponta a pesquisa.

O índice destaca uma das preocupações do novo Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo semestre do ano passado, que estabelece metas e estratégias para o setor até 2024. Uma das determinações do PNE é justamente a nomeação dos diretores com base em critérios técnicos de mérito e desempenho, e que envolvam a participação da comunidade escolar.

De acordo com a pesquisa do IBGE, 4.146, dos 5.570 munícipios existentes no país, recorreram apenas à livre designação do Executivo na hora de nomear os diretores de suas escolas municipais. O peso da indicação política é inversamente proporcional ao tamanho das cidades. Ou seja, quanto menos habitantes no município maior o número de indicações. (…)

74% das cidades usam só indicação política para nomear diretor de escola

Fonte: http://g1.globo.com/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sign up to our newsletter!