PROJETO – LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS

1. Justificativa
Ler textos informativos, conhecer seus portadores, desenvolver estratégias para localizarinformações sobre temas acerca dos quais se deseja saber mais é um aspecto importantíssimo daformação de um leitor. Pesquisar com as crianças tem como propósito desenvolver nelas, desdemuito pequenas, o gosto de ler para saber mais sobre um assunto. Tem-se em vista que manuseiem e se familiarizem com textos científicos de circulação social e que compreendam que eles são fontes confiáveis de informações, por meio dos quais se pode aprender muito.
A proposta desse projeto é aliar o trabalho com textos informativos com um tema quedesperte a curiosidade das crianças e possibilite variados encontros com a leitura em contexto de estudo e busca de informações.
Para a escola, esse projeto é um instrumento que possibilita tornar comum ao quadro deprofessores, o hábito de ler textos de ciências para as crianças, a prática de compartilhar e construir procedimentos de pesquisa e registro de informações importantes, além do que, contribui para ampliar a concepção de formar leitores que os professores normalmente possuem, ampliando as práticas de leitura habituais à comunidade escolar.
 
 
2. Objetivos e conteúdos
O trabalho com a leitura de textos informativos tem os seguintes objetivos e conteúdos:
Objetivos
– Ler para buscar informações e saber mais sobre um tema
– Buscar e selecionar informações sobre o tema estudado
– Registrar e organizar o que se entendeu
– Comunicar suas conclusões à comunidade escolar
– Aprender procedimentos que leitores experientes usam ao procurar informações nos textos(uso do índice, títulos e subtítulos, chamadas, etc.)
– Formular perguntas e estabelecer relações entre diferentes informações e ideias sobre essetema de estudo
– Trabalhar com os colegas de forma cooperativa e solidária para construir conhecimento sobre otema estudado: conversar sobre o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião erelacionando-a com a dos demais
 
Conteúdos:
• Leitura como fonte de informação;
• Procedimentos de pesquisa: trabalho em grupo, seleção e organização de informações,registro de conclusões; e
• Expansão dos conhecimentos iniciais das crianças sobre o tema de estudo. (…) Projeto completo no link destacado.

Fonte: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sign up to our newsletter!