Escassez de água é tema de projetos nas escolas

Falta d’água, melhor nem pensar! É com esse espírito que muitas escolas da Rede Municipal de Ensino têm incorporado ao seu projeto político-pedagógico a discussão sobre um consumo consciente. Algumas chegam até a pegar carona nas comemorações do aniversário dos 450 anos do Rio de Janeiro. A movimentação faz todo o sentido: afinal, ninguém deveria estar mais interessado na questão da água do que as futuras gerações.

Sem limite de idade para começar

No EDI Evaristo da Veiga (7ª CRE), o tema Águas do Rio está sendo trabalhado ao longo de todo o ano, tanto no segmento da creche quanto do pré-escolar. Mesmo sendo muito pequenos, os alunos, com idades que variam de 2 a 5 anos, já podem ter o primeiro contato com noções do assunto. “Eles têm participado das atividades com muita motivação”, conta a coordenadora pedagógica Leonora Alves de Aquino. A fim de despertar as 325 crianças para a importância da água, a equipe partiu para uma ação em três frentes que estão diretamente ligadas ao cotidiano dos pequenos.

A começar pela água presente nos alimentos. As turminhas puderam acompanhar a preparação da merenda escolar, fazer perguntas aos adultos e, por fim, participar de um piquenique bastante saudável. Outra oportunidade de educar sobre a economia de água surge na hora de aprender cuidados com a higiene – seja na escovação dos dentes, no controle da torneira ou no uso da descarga. Aproveitando o aniversário dos 450 anos da cidade, os professores também desenvolveram trabalhos a partir dos pontos turísticos do Rio de Janeiro em que a água é protagonista, como a Lagoa Rodrigo de Freitas. Projeto completo no link abaixo.

Escassez de água é tema de projetos nas escolas

Fonte: http://multirio.rj.gov.br/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *