COMO FAZER UM PLANO DE UNIDADE PARA O ENSINO DA LEITURA

Uma unidade para o ensino da leitura é um instrumento de trabalho que gira em torno de um tema central ou assunto significativo para o aluno, sendo sua principal substância o próprio texto. Ou melhor: textos encadeados que permitam o surgimento e o desenvolvimento de uma rede de significações que venham a aumentar o grau de compreensão sobre os temas privilegiados nessa unidade.

Uma unidade para o ensino da leitura deve conter textos vinculados ao repertório de interesses, aspirações e necessidades da classe, e atividades que levam à compreensão mais refinada e ao domínio de competências orientadas para a autonomia dos discentes como leitores.

A riqueza de uma unidade de leitura é a variedade de gêneros textuais que focam um determinado tema. Logo, a diversidade de gêneros que circulam na sociedade deve ser contemplada.

A primeira leitura, com as respectivas atividades, deve servir como ponto de partida para a apresentação do demais textos selecionados com o objetivo de alargar a compreensão da classe sobre o tema privilegiado na unidade. É claro que os novos textos devem ter uma relação com o tema e, se possível, variar em termos de configuração ou estrutura. (…) Artigo completo abaixo e um modelo de Plano de Unidade para download destacado abaixo.

Modelo de Plano de Unidade DOWNLOAD

COMO FAZER UM PLANO DE UNIDADE PARA O ENSINO DA LEITURA

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.