A Importância da Intervenção Pedagógica no Processo de Aquisição da Leitura da Criança Surda

Edna Chaves de Queiroz Oliveira
Ensinar a ler é uma das atividades específicas da escola, função primordial do professor e instrumento essencial na formação do aluno. A Língua Brasileira de Sinais, (Libras) e a Língua Portuguesa juntas, possibilitam a educação formal aos surdos garantindo politicamente seus direitos. Nesse sentido, o referido artigo justifica-se como requisito solicitado pela disciplina de Linguística Aplicada. Deverá contemplar o processo de aquisição da leitura como forma de emancipação social e promoção da cidadania.

Tem como objetivo geral, analisar a importância da função da escola e da intervenção do professor bilíngue, como mediador no processo de aquisição da leitura utilizando práticas pedagógicas que auxiliem na compreensão, no desenvolvimento e internalização da língua gestual pela criança surda.

No decorrer do artigo, será aprofundado estudos referentes ao processo de aquisição da leitura, onde a Língua de Sinais tem papel relevante tendo como foco as atividades pedagógicas realizadas com uma criança surda do terceiro ano da primeira etapa do Ensino Fundamental.

Será observado o processo de leitura da criança surda, a fim de perceber se ocorre a interação entre leitor e texto tal qual acontece com as crianças ouvintes, atribuindo significado àquilo que lê, bem como, analisar os avanços obtidos no processo de leitura e interação da criança surda frente aos procedimentos aplicados em relação às concepções de leitura em foco.

Vale destacar que o histórico das pessoas com necessidades educacionais especiais foi marcado no mundo, desde a antiguidade, por uma história de segregação e exclusão total de direitos. O século XX foi marcado por lutas, discussões e debates sobre a política de inclusão social. A partir de então, as escolas brasileiras passam por avanços e conquistas significativas chegando ao que temos hoje. (…) Artigo completo destacado abaixo.

A Importância da Intervenção Pedagógica no Processo de Aquisição da Leitura da Criança Surda

Fonte: http://www.revistaprofessor.com.br/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *