A Diversidade de Gêneros Textuais na Sala de Aula:”Ler,Ouvir,Conhecer e Produzir”

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
  • Ler textos dos gêneros previstos para o ano ajustando estratégias de leitura;
  • Utilizar a linguagem oral com eficácia, expressando sentimentos e opiniões;
  • Produzir textos escritos coerentes, considerando o leitor e o objetivo da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atende a intenção comunicativa;
  • Escrever textos dos gêneros previstos para o ano utilizando escrita alfabética e preocupando-se com as normas ortográficas.
Duração das atividades
5 aulas de 1h de duração para cada gênero
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam estar inseridos em um contexto de letramento,convivendo e/ou tendo noções de diferentes gêneros textuais.

Estratégias e recursos da aula

 A DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA

 O trabalho com a diversidade de gêneros textuais tem se expandido em meio às práticas pedagógicas de muitos professores, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura e da escrita. Aprender com a variedade de gêneros textuais garante ao aluno a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.

O trabalho com os diferentes gêneros textuais deve ser norteado a partir dos blocos de conteúdos de Língua Portuguesa propostos para o Ensino Fundamental pelos PCN (1998): Língua Oral, Língua Escrita(Prática de Leitura/Prática de Produção de Texto) e Análise e Reflexão sobre a Língua.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O professor deve ter bem definido quais gêneros textuais pretende trabalhar com sua turma antes de dar início a esta sequencia,para que possa explorar as quatro competências previstas para este trabalho:ler,ouvir,conhecer e produzir diferentes gêneros textuais.Esta sequencia didática será desenvolvida em cinco aulas, como apresenta-se no exemplo a seguir,tendo o CONTO DE FADAS como gênero textual estudado.

1ª AULA: PRÁTICA DE LEITURA

Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.

Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos prévios que os alunos tem em relação ao gênero estudado.No caso do CONTO,é preciso identificar quais histórias  a turma já conhece/quais são as suas preferidas/etc.

Leitura feita pelo professor: Ex.: O Patinho Feio,A princesa e a Ervilha(Hans Christian Andersen).

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25398

Comments

comments

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *